ANA LAÍNS
Reconhecida internacionalmente como uma das vozes mais singulares da música portuguesa, Ana Laíns celebra mais de 25 anos de carreira dedicados à Língua Portuguesa, às raízes tradicionais e à criação de pontes culturais entre Portugal e o mundo. Com mais de 600 concertos em 32 países, a cantora afirma-se como embaixadora de uma portugalidade plural, onde o Fado se encontra com a poesia, a música tradicional, a lusofonia e novas linguagens contemporâneas.
Artista de enorme versatilidade interpretativa, Ana Laíns apresenta atualmente quatro formatos de concerto, cada um com identidade própria e capaz de se adaptar a diferentes palcos e públicos.
Portugal | Fado/Folk
PORTUCALIS
O Concerto Oficial de Ana Laíns
O concerto PORTUCALIS afirma Ana Laíns como uma das grandes intérpretes da portugalidade contemporânea. Ao vivo, a artista percorre canções marcantes da sua discografia — incluindo temas celebrados em Portugal e no estrangeiro — numa viagem onde a língua, a tradição, a poesia e a modernidade se encontram.
Com uma estética musical sofisticada, entre o fado, a música tradicional e a world music, PORTUCALIS revela a identidade artística mais profunda da cantora: emotiva, intensa, elegante e universal.
Um espetáculo que sintetiza mais de duas décadas de carreira, apresentando ao público a essência criativa de Ana Laíns: a voz que pinta Portugal.
MÁTRIA LÍNGUA
A celebração poética da Língua Portuguesa
Em Mátria Língua, Ana Laíns afirma a palavra como território sagrado, onde a poesia e a música se encontram para homenagear a riqueza da lusofonia.
O concerto percorre textos de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Natália Correia, Drummond de Andrade, Alda Lara, entre muitos outros, dando-lhes novas cores musicais que atravessam o fado, a música tradicional e a Música Popular Portuguesa.
Inclui ainda incursões pelo Mirandês e pelo Galaico-português, reforçando a singularidade e diversidade da nossa herança linguística.
Um espetáculo profundamente emotivo e elegante, que transforma a língua num mapa sensorial e cultural.
ENSEMBLE ANTÓNIO SAIOTE & ANA LAÍNS
Canções da Liberdade para celebrar o 25 de Abril
Neste formato especial, Ana Laíns junta-se ao consagrado clarinetista, maestro e professor António Saiote para revisitar algumas das canções mais marcantes do imaginário coletivo português.
Com arranjos elegantes e uma formação intimista (clarinete, voz e adufes, violoncelo e piano), o concerto homenageia autores como Manuel Freire, Paulo de Carvalho, José Mário Branco, Natália Correia, José Afonso, Sérgio Godinhoe muitos outros paladinos da Liberdade.
Um espetáculo profundamente expressivo, emotivo e simbólico — ideal para celebrações do 25 de Abril ou para qualquer contexto que convoque a memória, a democracia e a cultura.
IDENTIDADE(S)
Uma viagem musical pelas memórias que constroem o futuro
Baseado no ambicioso projeto que celebra os 25 anos de carreira da artista, IDENTIDADE(S) é um concerto que mergulha na herança cultural portuguesa para refletir sobre quem somos enquanto país.
A partir de 20 residências artísticas nos 20 distritos de Portugal, Ana Laíns dá voz a novas canções inspiradas em comunidades locais, grupos etnográficos, tradições e manifestações musicais de raiz, trata-se de um projecto multidisciplinar que originará um livro/disco e 20 mini documentários para eternizar o resultado desta estreita colaboração com o país inteiro.
Um espetáculo que aproxima o público da sua memória coletiva e apresenta um Portugal diverso, global e vivo, onde a tradição se renova e se projeta no futuro.
Um convite a redescobrir o país através da música — emotivo, documental e profundamente identitário
DESTAQUES
Lowell Folk Festival (EUA), Festival Sefika Kutluer (Turquia), Festival Internacional de Música de Izmir (Turquia), Sofijos Festivalis (Lituânia), Festival Nits de Tanit (Ibiza, Espanha), Centro cultural de Belém (Portugal)
VÍDEOS
GALERIA
DISCOGRAFIA
ANA LAÍNS & CONVIDADOS
PORTUCALIS
QUATRO CAMINHOS
SENTIDOS

