FESTIVAL BALTUM - PRODUÇÃO
Além da curadoria e programação artística, a Algarpalcos foi também responsável pela produção integral do Festival Baltum (@festivalbaltum), em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira (@municipio_albufeira).
Para este evento, instalámos estruturas de palco na Praça dos Pescadores e noutros pontos emblemáticos da cidade, desenvolvendo projetos com um elevado grau de exigência técnica e artística, concebidos especificamente para os locais onde foram apresentados. É o caso de A’Mar, um videomapping site-specific na Escadaria da Praia do Peneco, que implicou a instalação de torres de vídeo diretamente na areia, e de Whispers, uma instalação interativa com inteligência artificial, ambos criados pelo coletivo Imaginary Beings.
Outro dos objetivos do festival foi ativar espaços tradicionalmente não utilizados para fins culturais. A antiga Igreja Matriz (Santa Maria) de Albufeira, até então abandonada, foi recuperada e transformada num espaço intimista dedicado à narração oral, acolhendo sessões de contos tradicionais com Pilar Puyana e Fernando Guerreiro. Já a Igreja de Sant’Ana recebeu concertos de música clássica, fado e jazz, em condições técnicas e acústicas de excelência, valorizando o trabalho de artistas locais como Helena Madeira, João Frade & João Silva, Carla Pontes, e Ricardo Martins & Bárbara Santos.
Outros espaços patrimoniais da cidade, como o Conservatório de Música, o Arquivo Municipal e o Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, foram também abertos ao público à noite, com visitas organizadas pela Câmara Municipal de Albufeira.
Esta colaboração revelou-se particularmente enriquecedora e o balanço desta primeira edição foi muito positivo, tanto por parte dos participantes como da comunidade local.