JANITA SALOMÉ COM SOCIEDADE FILARMÓNICA DE LOULÉ
Compositor e intérprete notável, Janita Salomé é dotado de uma voz singular (potente, vibrante, melismática), por muitos considerada uma das melhores vozes masculinas portuguesas. Não se rendendo à facilidade ou às tendências passageiras, a sua obra revela uma coerência artística inegável e um estudo constante das tradições, designadamente na exploração das raízes ibéricas e árabes da música portuguesa.
Companheiro assíduo, nos discos e ao vivo, de Zeca Afonso, Janita Salomé conserva consigo a memória dos tempos de Abril. Pássaro Azul é o nome do mais recente trabalho discográfico, com a chancela da JUGULAR EDIÇÕES, e é composto por temas que o artista alentejano decidiu regravar com nomes sonantes da música portuguesa, tais como Ana Bacalhau, Camané, Filipa Pais, Fogo Fogo, José Cid, Lúcia Moniz, Maria João, Marisa Liz, Rão Kyao e Vitorino. Neste concerto, Janita é acompanhado ao piano por um dos grandes intérpretes e compositores portugueses, Rúben Alves, ele que já tocou com quase todos os grandes nomes da música portuguesa e que é sobejamente conhecido pelo seu estilo, tendo bebido muitas das suas qualidades a partir do mundo do jazz. Mas nem só de voz, guitarra e piano é feito este concerto.
Em Loulé, seguindo um padrão que já vai sendo habitual que pretende misturar talentos locais com os grandes nomes nacionais, Janita e Rúben Alves contam com o empenho e o talento muito especiais dos músicos da Sociedade Filarmónica dos Artistas de Minerva, de Loulé, eles que assinalaram este ano 149 anos de atividade. Uma junção feliz de vários quadrantes musicais, para um concerto que se espera épico e inesquecível.